Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões
Artigos e Reflexões

E-mail: psrc-srpq@hotmail.com

17/07/2017
Comentários para a Liturgia do Mês de Agosto

Dias 05 e 06 – Transfiguração do Senhor – Dia do Padre

 

No Tabor, somos convidados a buscar o Cristo de Deus, nos deixando iluminar pela sua Palavra, que é a glorificação da pessoa humana. Dando início ao mês vocacional, queremos todos, sacerdotes e povo sacerdotal, apoiarmo-nos naquele que deve ser nossa única busca: Jesus Cristo.

 

Para o ofertório: Neste primeiro domingo do mês de agosto, celebramos o chamado que Deus faz aos homens que, nele, são sacerdotes a serviço do povo. Por isso, queremos receber juntamente com o pão e o vinho, as estolas sacerdotais em suas diversas cores e simbolismos.

- o vermelho, expressão de um povo sacerdotal que doa sua vida em favor da causa do Reino;

- o roxo, nossa penitência ao nos reconhecermos pecadores e necessitados, pedirmos a graça do alto;

- o branco, fruto das alegrias que nos impulsionam a seguir em frente;

- o verde, sinal da esperança sempre crescente de que, mesmo entre dificuldades, dias melhores virão.

Recebamos também os santos óleos do Batismo, do Crisma, e da Unção dos Enfermos, que tanto contribuem em nosso fortalecimento na caminhada rumo ao céu.

 

Dias 12 e 13 – 19° Domingo do Tempo Comum – Dia dos Pais

 

Celebramos neste dia, a feliz vocação do todos os pais, que dia após dia, não medem esforços por fazerem de seus lares, verdadeiros pedaços do céu, ao administrarem com carinho suas casas e nelas, proverem o necessário à família de Deus.

 

Para o ofertório: Queremos neste momento, acolher em meio às ofertas que trazemos ao altar, também a vocação paterna que sempre em vigilância, zela pela família humana, em total prontidão a buscar já aqui na terra, o Pai dos céus.

 

Dias 19 e 20 – Assunção de Nossa Senhora – Dia dos Religiosos

 

Verdadeiramente, em vista de sua união com Jesus, Maria é aquela que do céu, intercede pelos seus filhos, sem nunca desampará-los. Como imagem da Igreja, faz-nos todos aspirantes das realidades celestes já aqui na terra, ensinando-nos com seu Magnificat que sendo nós, arcas da aliança, portamos o maior dos tesouros: Cristo ressuscitado.

 

Para o ofertório: Também neste dia celebramos a vocação religiosa de tantas mulheres que se doam sem reserva alguma em prol da causa do Evangelho: são portanto, lamparinas vivas a apontar aquele que ilumina nossas vidas, Jesus, luz do mundo!

 

Dias 26 e 27 – 21° Domingo do Tempo Comum – Dia dos Leigos e dos Catequistas

 

Se o Reino do Deus é uma festa a que todos são convidados, queremos com um reconhecimento humilde, porém justo, olharmos para nós leigos e leigas e reconhecermos que a pertença ao povo de Deus não é privilégio para nós, mas serviço para os outros, à medida que nos vemos na possibilidade de, como o Cristo, ligarmos céus e terra em nossas vidas. Encerrando este mês vocacional, queremos prestar nossos agradecimentos aos catequistas de nossa paróquia que humildes diante do Senhor, se aproximam do Deus vivo em cada irmão que servem, mostrando que uma sociedade sem competição começa pela escolha do último lugar.

 

Para o ofertório: Acolhemos neste momento, as diversas pastorais de nossa igreja, que trazem em procissão ao altar da vida, os frutos maduros de uma dedicação ao irmão. No grupo do qual fazemos parte, aprendemos a ser cada vez mais colaboradores do Cristo, aprendendo dele o ensino daquilo que é realmente importante.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]

Edições Digitais

 

Acompanhe aqui as escalas do mês.