Você está aqui: Home › Colunas › Artigos e Reflexões

16/11/2017
Comentários para a Liturgia de Dezembro

Dias 02 e 03 – Missa do 1° Domingo de Advento

Ao darmos início ao ano litúrgico de 2018, Ano do Laicato, comprometemo-nos conosco mesmo a buscar a Deus em todas as realidades novas que se apresentam em nossas vidas, onde, em atenção à sua Palavra e vigilantes em nossas vidas, preparamos a salvação que está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé...

Dia 08 – Missa da Imaculada Conceição

É com grande alegria que a Igreja nesta noite celebra a Imaculada Conceição de Maria como um dom a toda a humanidade, uma vez que aquela que foi preservada da mancha original do pecado nos ensina que na acolhida da Palavra que se fará Verbo está toda nossa toda a possibilidade do impossível!

Dias 09 e 10 – Missa do 2° Domingo de Advento

O chamado à conversão a que toda pessoa deva se voltar a Deus só será possível quando tomarmos consciência de que os caminhos do Senhor são dia-a-dia preparados por aqueles que, em justiça, aguardam a proximidade de um Cristo que os salva.

Dias 16 e 17 – Missa do 3° Domingo de Advento

A expectativa criada em nossos corações a respeito da pessoa que nos reconduzirá a Deus acabou: Jesus é aquele que devia vir a nós! O próprio Deus vem nos salvar em sua pessoa. Portanto, fortaleçamos os nossos corações para a vinda do Senhor.

Dia 23 – Missa do 4° Domingo de Advento

Depois de Jesus ter sido anunciado por João, é chegada a hora de também os céus anunciarem que o Emanuel/Deus conosco é o cumpridor da promessa de que uma Virgem conceberá: Nossa Senhora, prometida a José, filho de Davi, será a Mãe do Salvador. Esperemos o Messias, certos que nossa fé vivida intensamente não será frustrada!

Dia 24 – Missa da Noite de Natal

“Ó noite bendita, quando vemos nosso Deus feito carne por amor dos homens”! Certamente assim disseram os anjos, quando do seu anúncio aos pastores, de que o Messias se dá ao mundo como Salvador da humanidade, manifestando a bondade de Deus para conosco. Alegremo-nos e nele exultemos porque a glória de Deus veio a nós!

Dia 25 – Missa do Natal do Senhor

Todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus, ao constatarem que Deus falou-nos por meio de seu Filho. A Palavra se fez carne e habitou entre nós, iniciando a definitiva aliança com seu povo. Neste nascimento bendito vivamos nossa fé.

Dia 30 – Missa da Sagrada Família

Quando nos propomos à grande aventura de construirmos em nossas casas, a pequena Igreja em família, é porque entendemos que esta família aberta à honra devida aos pais passa necessariamente pela vida da família no Senhor e ao cuidado de todos para com todos. Sintamo-nos todos, família de Deus, irmanados num só propósito.

Dias 31/12 e 01/01 – Missa de Santa Maria, Mãe de Deus

Ao darmos início a esta celebração, queremos não somente agradecermos o ano que encerramos, mas nos abrirmos a um 2018 já repleto de boas expectativas. Certamente, a Santa Mãe de Deus, Maria, está conosco a nos mostrar seu Filho, fonte de toda bênção, a nos conduzir ao Pai.

Veja mais em "Artigos e Reflexões " [veja todos]